O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá se encontrar com mulheres na Brasilândia para discutir o custo de vida e o direito à alimentação, neste sábado (30), em São Paulo.
No evento, também estarão presentes o ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
O encontro acontece na Associação dos Moradores e Amigos de Vila Hebe, Quadra da Amavh, às 10h30, próximo ao terminal de ônibus da Nova Cachoeirinha. O evento será transmitido ao vivo pelas redes sociais do ex-presidente.
Prévia da inflação é a maior para abril em 27 anos, diz IBGE
Segundo uma prévia da inflação oficial (IPCA), foi registrado uma alta de 1,73% em abril, após ficar em 0,95% em março. Essa é a maior variação para um mês de abril desde 1995, quando o índice foi de 1,95%. Segundo dados o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o resultado também é a maior variação mensal do indicador desde fevereiro de 2003 (2,19%).
Em 2022, o IPCA-15 acumula alta de 4,31% e, em 12 meses, de 12,03%, acima dos 10,79% registrados nos 12 meses antreiores. Em abril de 2021, a taxa foi de 0,60%.
Ainda de acordo com o IBGE, a inflação acumulada medida em março foi de 11,3%, puxada pelo reajuste dos combustíveis. Com isso, os alimentos também seguem muito caros. O preço do tradicional prato feito foi ainda pior, de 23%, mais que o dobro do acumulado no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
A pesquisa é da economista Marcela Kawati, da Prada Assessoria. Ela analisou o preço do prato com carne bovina, arroz, feijão, salada de alface e tomate e batata frita em 16 capitais do Brasil, além dos temperos usados para o preparo e gás de cozinha.