O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu nesta sexta-feira (16) com o futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, e com militares escolhidos para assumir o comando das Forças Armadas durante o governo petista.
Na reunião participaram o general Julio Cesar de Arruda, cotado para comandar o Exército; o almirante de esquadra Marcos Sampaio Olsen, cotado para comandar a Marinha; o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, cotado para comandar a Força Aérea e o almirante de esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire, cotado para ser o comandante do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas.
O encontro, adiado por uma semana, ocorreu no fim desta manhã, em Brasília. Lula tem recebido seus colaboradores de governo e feito reuniões num hotel onde se hospeda na capital. Sem farda, os militares e o futuro ministro entraram e saíram do local sem falar com a imprensa.
Segundo o g1, na reunião, ficou definido que o petista nomeará os militares escolhidos por Múcio.
O presidente eleito já conhecia os comandantes e pediu que eles apresentem um diagnóstico das Forças Armadas em até 40 dias. O petista deseja investir na área de ciência e de tecnologia militar, incentivando os projetos estratégicos das Forças Armadas.