O ex-presidente Lula afirmou nesta quarta-feira (19), em entrevistas a jornalistas de sites independentes, que “não tem nenhum problema em fazer aliança com o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin”. “Nossa prioridade tem que ser o descamisado”, reafirmando que uma possível aliança necessita passar por questões programáticas.
“Nós vamos ganhar as eleições com um programa e ele será aprovado pelas forças políticas que vão compor minha aliança. E o vice tem que ajudar a governar esse país”, disse o ex-presidente ao ser questionado se com Alckmin como vice, caso ele assuma o poder, não irá transformar o projeto Lula em um governo Fernando Henrique Cardoso. “Eu tenho que me cuidar. Tenho que viver mais 20 anos”, afirmou.
“Todo mundo fala [da aliança] menos eu e o Alckmin”, disse ele. “Eu ainda não tomei a decisão de ser candidato e Alckmin ainda não tem partido”, afirmou lembrando que a decisão passa por uma candidatura e consequente aliança para ganhar as eleições.
Ao ser questionado pelo jornalista Luis Nassif sobre o risco de ser morto por um “escritório do crime e milícias” no Brasil, Lula disse que não tem essa preocupação “mesmo sabendo que ela possa existir”. “O Brasil não tem essa cultura [de matar]. Aqui a cultura é a da mentira como fizeram Getúlio Vargas, com Juscelino Kubitschek, João Goulart, como a vida inteira foi feita com Brizola, com Miguel Arraes e comigo”. “Eu tive sorte e a ajuda de vocês [jornalistas] que ajudaram a provar a farsa que foi montada contra mim em vida”. “E eu consegui desmontar o canalha que foi o Moro no julgamento dos meus processos”.
Lula escolheu os principais sites independentes para a primeira entrevista coletiva de 2022. Além do DCM, participam da coletiva os sites Jornalistas Livres, TV Fórum, Brasil 247, GGN, Blog da Cidadania e Tutaméia.
Leia mais:
1 – VÍDEO: Em crise, Boris Johnson anuncia fim do uso obrigatório de máscara
2 – Aconselhado pelo centrão, Bolsonaro suspende motociatas; veja o motivo
3 – Mario Frias está infectado com covid, não tomou vacina e faz ‘tratamento precoce’
Siga lendo o texto “”Não tenho problema com Alckmin, vice tem que ajudar”, diz Lula a sites independentes”
Pesquisa Ipespe, antigo Ibope, divulgada nesta sexta-feira (14) mostra que Lula se mantém na liderança, com 44% dos votos, e pode vencer no primeiro turno as eleições para a Presidência da República.
De acordo com o Ipesp, Lula está a um ponto porcentual de confirmar a vitória no primeiro turno. Essa é a segunda pesquisa divulgada neste ano que aponta a possibilidade de Lula vencer no 1º turno. Na última quarta-feira (12), pesquisa da Genial/Quaest atribuiu 45% a Lula, contra 41% dos demais candidatos.
Confira a entrevista completa abaixo: