Lula inaugura linha de produção de caças Gripen em fábrica da Embraer

Atualizado em 9 de maio de 2023 às 15:45
Presidente Lula diante do Gripen e de um dos pilotos da aeronave
Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) inaugurou na manhã desta terça-feira (9) a linha de montagem dos caças Gripen na unidade da Embraer na cidade de Gavião Peixoto, distante 243 quilômetros da capital paulista.

Em parceria com a empresa sueca Saab, a Embraer vai produzir 15 das 36 unidades do Gripen. A linha de montagem é a única existente do caça fora da Suécia e abre portas para o Brasil se tornar um centro de produção e exportação de aeronaves de caça.

Também esteve presente na cerimônia o ministro da Defesa, José Múcio, que discursou em nome do presidente: “Essa parceria proporcionou ao Brasil a necessária transferência de tecnologia de ponta, permitindo hoje a inauguração de uma linha de produção da aeronave em solo nacional. Poucos países têm essa capacidade. A aquisição dos caças Gripen traz para a Força Aérea e para o Brasil o sentido mais amplo da aquisição de novos horizontes na capacidade de prover uma defesa aérea compatível com as dimensões continentais desse país”.

A fábrica da Embraer passa a contar com todas as ferramentas para as fases de desenvolvimento, testes e produção dos caças. Na unidade já funcionam o Centro de Projetos e Desenvolvimento do Gripen e o Centro de Ensaios em Voo.

“A transferência de tecnologia e a capacidade de produção da aeronave em Gavião Peixoto nos permite a autossuficiência em delicadas fases do processo produtivo, elevando o Brasil a patamares cada vez mais amplos no desenvolvimento tecnológico para a Defesa nacional”, completou José Múcio.

Participaram do evento a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos; o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo; o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; e os presidentes da Embraer, João Bosco Costa Júnior, e da Saab, Micael Johansson, além de outras autoridades.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link