Nesta quinta-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) esteve na Bahia para participar do ato formal de implementação do parque tecnológico no estado. Segundo o Congresso em Foco, o projeto, inovador no país, contará com a aplicação de inteligência artificial e a colaboração de uma empresa dos Emirados Árabes.
A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, destacou que o parque representa a integração entre educação e inovação. “Essa experiência vai alavancar o que tanto precisamos, que é dialogar com o setor produtivo”, afirmou a ministra. Por sua vez, o ministro da Defesa, José Múcio, classificou a iniciativa como uma engrenagem para a geração de empregos e renda.
Durante seu discurso, o presidente Lula relembrou o cenário que encontrou o governo ao assumir a presidência, referindo-se a gestão de anterior de Jair Bolsonaro (PL) como uma “praga de gafanhotos que devastou tudo”.
O termo voltou a ser usado pelo petista nas redes sociais, onde ele destacou que “fazia sete anos sem reajuste na merenda escolar” como um exemplo do desmonte das políticas públicas.
É a primeira vez que visito a Bahia em 2024. Com essa primeira viagem, quero dizer para as pessoas que vou voltar a rodar o Brasil. Eu peguei um país devastado por uma praga de gafanhoto, fruto do governo passado. O desmonte de políticas publicas. Fazia quase 7 anos sem reajuste…
— Lula (@LulaOficial) January 18, 2024
Ainda no discurso, Lula ressaltou a importância de garantir que as pessoas mais pobres tenham acesso à educação e oportunidades de trabalho. “Precisamos criar uma sociedade de padrão classe média”, enfatizou o presidente.
Lula também abordou questões de política internacional, destacando que o Brasil recuperou seu reconhecimento no cenário global. A crise ambiental não ficou de fora de seu discurso, e o presidente ressaltou a necessidade de um esforço conjunto global para amenizar os impactos dessa crise. “O mundo inteiro precisa fazer um esforço gigantesco para amenizar a crise ambiental”, alertou Lula.
O evento marcou a formalização de um projeto que coloca a Bahia na vanguarda da inovação tecnológica, alinhando-se às tendências globais de uso de inteligência artificial e estreitando laços internacionais com a participação da empresa dos Emirados Árabes.
Veja o evento na íntegra:
Presidente Lula participa do ato de implantação do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia https://t.co/QBk6lCT4MX
— Lula (@LulaOficial) January 18, 2024
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link