Em Bruxelas, capital da Bélgica, Lula se encontrou com Joseph Stiglitz, vencedor do Nobel de Economia. Nas redes sociais, o ex-presidente relatou a pauta do encontro:
“Discutimos a superação do neoliberalismo e a urgência de se construir um futuro que leve em consideração o bem estar das pessoas”.
Seguimos com as atividades aqui em Bruxelas. Ontem também me reuni com @JosephEStiglitz, vencedor do Nobel de Economia. Discutimos a superação do neoliberalismo e a urgência de se construir um futuro que leve em consideração o bem estar das pessoas.
? @ricardostuckert pic.twitter.com/mucnWoTuSg
— Lula (@LulaOficial) November 15, 2021
Keynesianista, Stiglitz foi professor de uma série de instituições de ensino dos Estados Unidos. É professor de Economia, administração de empresas e negócios internacionais na Universidade de Columbia, em Nova York. Antes disso, atuou no governo de Bill Clinton entre 1995 e 1997.
Em 2001, sua contribuição na área lhe rendeu o Nobel de Economia “por criar os fundamentos da teoria dos mercados com informações assimétricas”.
Leia também:
1 – Aparelhamento: Presidente mentiu ao tentar justificar mudança na PF
2 – Prefeita bolsonarista de Bauru (SP) notifica McDonald’s após banheiro unissex
3 – Com suspensão de Orçamento Secreto, como ficam as emendas já reservadas?
A agenda de Lula na Europa
Nesta sexta (12), Lula se reuniu com o futuro chanceler da Alemanha, o social-democrata Olaf Scholz. Antes disso, teve um encontro com Martin Schulz, líder social-democrata no país. O petista foi elogiado e visto como “esperança” contra Jair Bolsonaro.
O ex-presidente foi ao continente para se reunir com lideranças em quatro países. A Alemanha foi o primeiro deles. Lula ainda passará por mais três países. A viagem está prevista para durar 10 dias e tratar do cenário mundial e da América Latina.
Agora, ele visita a Bélgica, onde participa de debate no Parlamento Europeu. Também se encontra com líderes social-democratas do país.
Na França, estará em conferência sobre o Brasil no Sciences Po (Instituto de Estudos Políticos de Paris). A conferência vai ocorrer 10 anos após ter sido o primeiro líder latino-americano a receber o título de Doutor Honoris Causa.
No dia 17, Lula recebe o prêmio Coragem Política 2021, concedido pela revista Politique Internationale. O prêmio se dá por sua gestão “marcada pelo desejo de promover a igualdade”. Ainda em Paris, o presidente vai se encontrar com Anne Hidalgo, prefeita da cidade.
O último país pelo qual passa o ex-presidente é a Espanha, onde participa de conferência e se reúne com lideranças políticas.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link