Morreu na madrugada desta sexta-feira (9) o intelectual e militante brasileiro histórico Wladimir Pomar. Ele completaria 87 anos no dia 14 de julho de 2023. Natural de Belém (PA), ele foi uma figura importante para a fundação do PC do B e do PT, tendo coordenado a primeira campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 1989.
Em nota, o presidente Lula lamentou a morte do companheiro:
“Wladimir Pomar foi um militante e um intelectual valoroso do Partido Comunista do Brasil e do Partido dos Trabalhadores. Lutou pelas causas sociais durante toda a sua vida, enfrentando a ditadura e a repressão em diferentes momentos da história do Brasil.
Perdeu o pai, Pedro Pomar, no Masssacre da Lapa, em 1976, e mesmo assim nunca se deixou intimidar, nunca parou de militar, escrever a atuar pelos seus ideais.
Foi da Executiva Nacional do PT, coordenou o Instituto Cajamar e minha primeira campanha presidencial, em 1989. Escreveu vários livros, em particular sobre o desenvolvimento da China, tema que estudou com afinco nos últimos anos de vida.
Aos seus companheiros, amigos, filhos, netos e bisnetos de Wladimir Pomar deixo meu abraço solidário pela perda desse amigo e companheiro”.