De acordo com pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira (28) o ex-presidente e pré-candidato a presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o preferido pela maioria dos eleitores que se declaram católicos (52%) e espíritas (51%). Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera entre evangélicos, com 43%.
Considerando somente os católicos, o levantamento aponta que se o primeiro turno acontecesse hoje, o petista teria 52% dos votos totais. Em seguida aparece Bolsonaro com 25%. Logo após, Ciro Gomes (PDT), com 9%; Simone Tebet (MDB), com 2%, e André Janones (Avante), com 1%.
Entre os espíritas/kardecistas o cenário é bem similar. Lula tem 51% e Bolsonaro, 26%.
Já entre os evangélicos, o ex-capitão alcança 43% das intenções de voto e Lula fica em segundo lugar, com 33%. Ciro Gomes (PDT), aparece novamente em terceiro com 6%.
Do total de entrevistados, 53% disseram ser católicos, enquanto 25% se declararam evangélicos e menos de 3%, espíritas.
Vale destacar que Lula tem 18 pontos de vantagem sobre seu principal adversário Jair Bolsonaro (PL) na amostra total dos votos e pode sair vitorioso já no primeiro turno. O ex-presidente tem 47% das intenções de voto, enquanto o atual chefe do Executivo tem 29%.
O levantamento feito pelo pelo Datafolha ouviu 2.556 eleitores presencialmente em 183 municípios de todas as regiões do País, entre os dias 27 e 28 de julho de 2022, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-01192/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.