A nova rodada da corrida eleitoral, divulgada nesta quarta-feira (04) pela Paraná Pesquisas mostra que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando a disputa no primeiro turno e vence com folga no 2º. Segundo os dados, o petista aparece com relativa tranquilidade a frente de seu principal adversário, o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).
De acordo com os dados, Lula tem 40% no levantamento de maio, sem nenhuma oscilação em relação a mesma pesquisa, feita no mês de abril. Já Bolsonaro, aparece com 35,2%, elevação de 2,5 pontos percentuais com a saída do ex-juiz Sérgio Moro (União Brasil). Bem longe, em terceiro lugar, está Ciro Gomes (PDT) com 7,4%, tendo crescido 2 pontos em um mês.
João Doria (PSDB) surge logo atrás com 2,4% das intenções de voto, uma subida de 0,9 em relação ao mês anterior. André Janones (Avante) tem 2,4%, ele cresceu 1,3% em um mês. Simone Tebet (MDB) tem 0,7% e Luciano Bivar (União Brasil) aparece com 0,2%.
Este desempenho coloca Lula com 44,8% dos votos válidos, num levantamento que já mostra 89% do eleitorado com a escolha feita, o que garante a ele a possibilidade de vencer ainda no primeiro turno.
Lula com folga no segundo turno
A Paraná Pesquisas também fez o levantamento sobre o segundo turno, no confronto entre Lula e Bolsonaro e o petista vence com folga. Nele, o petista tem 46,4% das intenções de voto e o atual presidente surge com 38,7%. Em votos válidos, a vitória de Lula se daria com 54,5% no segundo turno, segundo os dados do Instituto.
Vale lembrar, no entanto, que os dados da Paraná Pesquisas tem aparecido muito diferente do que de outros institutos, como o Datafolha e o Ipec, que dão Lula com diferença ainda maior, tanto no primeiro turno quanto no segundo.