Após enfrentar derrotas significativas no Congresso na última terça-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu intensificar sua atuação junto aos responsáveis pela articulação política do seu governo.
O petista anunciou que se reunirá semanalmente com os principais líderes do governo, em encontros que incluirão o líder do governo na Câmara, deputado federal José Guimarães, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.
Até o momento, essas reuniões envolviam apenas Padilha e os parlamentares. De acordo com a coluna de Bela Megale no jornal O Globo, a primeira conversa desse novo formato está agendada para a próxima segunda-feira (3).
Na manhã desta quarta-feira (29), durante uma conversa com os líderes do governo, Lula descartou a possibilidade de mudanças na equipe, mas enfatizou a necessidade de melhorar os trabalhos nessa frente. O presidente ressaltou a importância de uma articulação política mais eficiente para evitar novas derrotas no Congresso.
Entre as derrotas recentes sofridas pelo Palácio do Planalto estão a derrubada do veto do petista ao projeto que restringe as saídas temporárias de presos e a manutenção dos vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que dificultam a punição à disseminação de fake news.