Lula muda estratégia na articulação política após reveses no Congresso

Atualizado em 29 de maio de 2024 às 21:23
Lula de perfil, com expressão pensativa e cabeça apoiada na mão
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Ricardo Stuckert/PR

Após enfrentar derrotas significativas no Congresso na última terça-feira (28), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu intensificar sua atuação junto aos responsáveis pela articulação política do seu governo.

O petista anunciou que se reunirá semanalmente com os principais líderes do governo, em encontros que incluirão o líder do governo na Câmara, deputado federal José Guimarães, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues, e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

Até o momento, essas reuniões envolviam apenas Padilha e os parlamentares. De acordo com a coluna de Bela Megale no jornal O Globo, a primeira conversa desse novo formato está agendada para a próxima segunda-feira (3).

Alexandre Padilha de perfil, falando, de óculos, em close
Mministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT) – Agência Brasil

Na manhã desta quarta-feira (29), durante uma conversa com os líderes do governo, Lula descartou a possibilidade de mudanças na equipe, mas enfatizou a necessidade de melhorar os trabalhos nessa frente. O presidente ressaltou a importância de uma articulação política mais eficiente para evitar novas derrotas no Congresso.

Entre as derrotas recentes sofridas pelo Palácio do Planalto estão a derrubada do veto do petista ao projeto que restringe as saídas temporárias de presos e a manutenção dos vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que dificultam a punição à disseminação de fake news.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link