Lula, o apaixonado pela justiça social. Por Olav Fykse Tveit, do Conselho Mundial de Igrejas

Atualizado em 7 de março de 2020 às 14:51
Foto: Ricardo Stuckert

PUBLICADO NO LULA.COM

POR OLAV FYKSE TVEIT

Lula. O nome que nunca podemos esquecer. Depois de hoje a pessoa que nunca esquecerei. Um homem apaixonado pela justiça social, pela igualdade de direitos e de oportunidades de trabalho e por um economia justa. Eu vi o quanto o Brasil mudou sob sua liderança.

A sua fala no 9ª Fórum Social em Porto Alegre inspirou nosso trabalho, e ele reafirmou a mesma mensagem hoje: As igrejas são necessárias para um mundo mais justo, com justiça econômica.

Tivemos uma conversa muito boa sobre os valores e visões do nosso chamado e da nossa causa. Ele falou sobre os efeitos desumanizadores de acontecimentos recentes na política no Brasil e em muitos outros países. Falei sobre o chamado do Conselho Mundial das Igrejas para promover a visão de uma Igreja que serve a uma humanidade; mostrando que todo ser humano é amado por Deus e criado à sua imagem. Juntos pela justiça e pela paz.

Ele me desafiou a trazer nossas visões e valores compartilhados para a nova tarefa de bispo presidente da Igreja da Noruega. Eu irei. Espero que Deus continue a dar-lhe força e coragem para trabalhar pela igualdade para todas as pessoas e todos os tipos de pessoa.