Em discurso no Congresso Nacional após a posse como presidente da República, Lula afirmou que, com sua eleição, “o projeto de destruição nacional hoje se encerra”. O petista criticou os desmontes promovidos pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e afirmou:
“Nenhuma nação se ergueu nem poderá se erguer sobre a miséria de seu povo. Este compromisso começa pela garantia de um Programa Bolsa Família renovado, mais forte e mais justo, para atender a quem mais necessita”.
O presidente ainda reafirmou seu compromisso no combate à fome e à miséria no Brasil. “Nossas primeiras ações visam a resgatar da fome 33 milhões de pessoas e resgatar da pobreza mais de 100 milhões de brasileiras e brasileiros, que suportaram a mais dura carga do projeto de destruição nacional que hoje se encerra”, prosseguiu.
Lula foi empossado neste domingo (1) e discursou na Mesa Diretora do Congresso. O petista ainda afirmou que “foi a democracia a grande vitoriosa dessa eleição” e que Bolsonaro promoveu uma “abjeta campanha tramada para manipular e constranger o eleitorado brasileiro”.