Nesta terça-feira (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma conversa por telefone com o presidente do Equador, Daniel Noboa, abordando estratégias para combater o narcotráfico e o crime organizado no país sul-americano.
Durante a ligação, segundo o jornal O Globo, ambos os líderes destacaram a importância da união entre as nações sul-americanas para enfrentar o crime organizado, enfatizando a necessidade de coordenação com os países consumidores de drogas.
Lula se mostrou interessado em colocar o Brasil para colaborar com o Equador por meio de ações de cooperação em inteligência e segurança. Ele ressaltou que o país faz parte da Secretaria Geral da Ameripol, uma organização que reúne 30 países com o objetivo de promover a cooperação e o intercâmbio de informações policiais.
A situação no Equador se agravou devido à fuga de Fito, o líder da maior quadrilha criminosa do país, a facção “Los Choneros”, desencadeando uma onda de violência que levou o governo a decretar estado de exceção e estado de Conflito Interno Armado.
Fito cumpria pena em uma prisão no litoral próximo a Guayaquil desde 2013, sendo condenado a 34 anos por crime organizado, narcotráfico e homicídio. A imprensa local afirma que o criminoso desapareceu pouco antes de ser transferido para uma prisão de segurança máxima. Mais de 3 mil policiais estão mobilizados para procurá-lo, inclusive nos telhados e esgotos da prisão.
Essas medidas incluíram toque de recolher por 60 dias e autorização para as Forças Armadas “neutralizarem” membros de 22 grupos criminosos, agora considerados “organizações terroristas”.
A crise também resultou na invasão de uma TV estatal e uma universidade por bandidos armados, além do sequestro de pelo menos sete policiais e ataques com explosivos nas ruas.
➡️ “Obrigaram a transmitir ao vivo”, diz funcionário sobre invasão à TV
Nesta terça-feira (9/1), criminosos que invadiram o estúdio de uma Guayaquil, no Equador, e os obrigaram a manter a transmissão ao vivo
Leia: https://t.co/3jPuhtNO0l pic.twitter.com/mPDS42szX7
— Metrópoles (@Metropoles) January 9, 2024