O ex-presidente Lula foi às redes sociais, neste domingo (19), para parabenizar o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, membro de uma coalizão de esquerda que governará o país andino a partir de março de 2022. Boric derrotou o candidato da extrema direita Jose Antonio Kast, também conhecido como “Bolsonaro chileno”.
Lula, além de Dilma, foi um dos primeiros parlamentares brasileiros a cumprimentar Boric pela vitória. O ex-presidente está no jantar promovido pelo Prerrogativas, no primeiro encontro público com Alckmin, mas mesmo assim tirou um tempo para fazer a pubicação.
O presidente Bolsonaro está curtindo férias no litoral e, até a publicação da reportagem, não havia se manifestado. O adversário, de extrema-direita, também já reconheceu a derrota.
“Parabenizo o companheiro @gabrielboric por sua eleição para Presidente do Chile. Fico feliz por mais uma vitória de um candidato democrata e progressista na nossa América Latina, para a construção de um futuro melhor para todos”, escreveu Lula.
Confira abaixo:
Parabenizo o companheiro @gabrielboric por sua eleição para Presidente do Chile. Fico feliz por mais uma vitória de um candidato democrata e progressista na nossa América Latina, para a construção de um futuro melhor para todos.
? @ricardostuckert pic.twitter.com/k1AsdolPCN
— Lula (@LulaOficial) December 19, 2021
Leia também:
1- Dilma parabeniza Boric por vitória: “Um alento”
2- Petista e Alckmin se encontram em jantar em São Paulo
3- Para vacinar crianças, Bolsonaro quer autorização dos pais e receita médica
O novo presidente do Chile
O agora presidente eleito defende bandeiras que envolvem permissão para o aborto, o casamento gay e foi voz ativa na campanha para a redação da nova Carta Magna chilena. Com a vitória de Boric, o Chile deve ampliar a agenda de transformações sociais exigidas na onda de protestos iniciada em outubro de 2019; também chamada de “estallido social”.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link