Em Porto Alegre (RS), Lula pediu que seus aliados definam quem serão os candidatos a governador e senador pelo estado. “Quero fazer um apelo aos partidos que estão aqui no palco comigo: sentem, conversem e cheguem a um consenso sobre quem será nosso candidato a governador e senador no Rio Grande do Sul”, pediu.
O petista encontrou uma esquerda rachada no estado. Em setembro do ano passado, o PT e o PSB lançaram como pré-candidatos ao governo do estado o deputado estadual Edegar Pretto e Beto Albuquerque, respectivamente.
Os partidos também tiveram problemas após a desistência de Manuela D’Ávila de concorrer ao Senado Federal. Ela era unanimidade entre os partidos.
“Nas duas vezes que ganhamos o governo do estado do Rio Grande do Sul, fizemos um grande esforço para construir uma unidade. E a verdade é que juntos somos muito mais fortes, e temos muito mais chances”, afirma o petista.
A fala de Lula ocorreu durante evento em Porto Alegre, no ato em defesa da soberania nacional, que ocorre na casa de shows Pepsi On tage. O petista viaja pelo estado junto de Geraldo Alckmin e cumpre agenda de pré-campanha.