O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prepara uma série de visitas a países do continente africano em agosto. O petista irá comparecer a cúpulas internacionais e se reunir com líderes políticos da região. As informações foram disponibilizadas pela assessoria do governo brasileiro.
O “giro” pela África marca a segunda viagem de Lula ao continente desde que ele tomou posse de seu terceiro mandato, em Janeiro de 2023.
No primeiro semestre do ano, o atual chefe de estado brasileiro dedicou a maior parte de sua agenda internacional a viagens aos principais parceiros comerciais do Brasil e a cúpulas que envolveram países da região.
As viagens marcam uma das características mais marcantes do petista; a de sempre buscar estabelecer uma boa relação diplomática com os demais países do mundo.
Nesta etapa de viagens, o mandatário deverá focar no aprofundamento dos debates internacionais sobre o clima, na retomada das relações do Brasil com os países africanos e em questões relativas ao comando de organismos multilaterais.
Em Agosto, Lula deverá cumprir as seguintes agendas no continente africano:
- África do Sul: Cúpula do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul);
- Angola: reuniões bilaterais com lideranças políticas;
- São Tomé e Príncipe: Cúpula da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) e reuniões bilaterais com lideranças políticas.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link