Lula participou do Acampamento Terra Livre nesta semana e conversou com a líder indígena Sonia Guajajara. A pré-candidata a deputada federal pelo PSOL em São Paulo pediu ao petista que, caso seja eleito, crie um ministério para questões indígenas. O ex-presidente se comprometeu a atender ao pedido.
De acordo com informações do jornalista Ricardo Noblat, do Metrópoles, o líder das pesquisas para o cargo de presidente relatou que Sonia terá a responsabilidade de indicar o nome para comandar a futura pasta. Mas sempre destacando que tudo isso só acontecerá se ele vencer as eleições.
O ex-presidente discursou no palanque e falou que a vitória de Guajajara será muito importante para um possível governo petista. Não é segredo para ninguém que Lula tem trabalhado para que o Congresso tenha um alto número de deputados e senadores progressistas.
Sonia Guajajara e a bancada indígena
Ao longo do governo de Jair Bolsonaro, os povos indígenas estão sofrendo muitos ataques e perdendo direitos. Por causa disso, eles decidiram ter uma bancada na Câmara pela primeira vez, independentemente do tamanho. O foco é ter representatividade no Congresso.
Sonia é coordenadora da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) e atuou como vice na chapa de Guilherme Boulos na eleição para presidente de 2018.