O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (30) que está disposto a realizar uma campanha mundial para “acabar com a desigualdade”. O petista ainda disse que o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) é importante, mas precisa ser distribuído.
A declaração ocorreu durante cerimônia de entrega de residências do programa “Minha Casa, Minha Vida”, na cidade de Viamão, em Porto Alegre (RS).
O presidente disse que conversou sobre o assunto com o Papa Francisco durante encontro com o religioso, na semana passada, no Vaticano. “Eu fui falar com o Papa Franscisco. Eu estou disposto a fazer uma campanha mundial para a gente acabar com a desigualdade no planeta terra”, afirmou.
“Não é possível a gente conviver com a desigualdade racial, não é possível a gente conviver com desigualdade de gênero, não é possível a gente conviver com a desigualdade na qualidade da comida, desigualdade no salário, desigualdade na oportunidade”.
Em seu discurso, Lula ainda citou a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que já dura mais de um ano. Para o petista, os recursos usados para prolongar a guerra seriam mais úteis se usados na construção da paz.
“Não é possível a gente não consertar o planeta Terra. Nós estamos vendo a guerra da Ucrânia com a Rússia, provocada pela Rússia. Mas o dinheiro que eles têm para gastar em guerra seria muito mais útil se fosse utilizado para gastar na paz, garantindo emprego, garantindo salário, garantindo melhoria da qualidade de vida”, disse.