O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe nesta segunda-feira (26), no Palácio do Planalto, o presidente da Argentina, Alberto Fernández. Essa é a quarta vez que Fernández vem ao Brasil e a quinta que se encontra com Lula desde janeiro.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, na reunião com o chefe do Executivo, Fernández deve discutir medidas de apoio econômico à Argentina, que tem enfrentado um agravamento da sua crise econômica e política.
Os argentinos enfrentam uma nova grave crise na economia, com desvalorização do peso, perda do poder de compra e altos índices inflacionários. Em março, a inflação no país vizinho chegou a 104% ao ano.
O apoio do Brasil a um eventual ingresso da Argentina no Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), conhecido como “banco do Brics”, também deve ser discutido. Fernández ainda tem encontro marcado com os presidentes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), Rodrigo Pacheco e Rosa Weber.
Vale destacar que, em maio, Lula e Fernández se reuniram em uma reunião bilateral por cerca de quatro horas. O principal item da pauta foi um pedido ao governo brasileiro para que ajude a Argentina a enfrentar sua profunda crise econômica.
Em declaração conjunta, o presidente petista afirmou que fará “todo sacrifício” para ajudar o país vizinho. “Do ponto de vista politico, me comprometi que vou fazer todo e qualquer sacrifício para que a gente possa ajudar a Argentina nesse momento difícil”, disse na ocasião.