Neste domingo (1), o presidente Lula recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, onde estava internado desde que realizou um procedimento de artroplastia, na última sexta-feira (29). A previsão inicial da equipe médica era de alta apenas na segunda-feira (2) ou terça-feira (3), mas o processo foi antecipado.
Na manhã de domingo, o Hospital Sírio-Libanês havia publicado um comunicado demonstrando a possibilidade da alta do presidente ser adiantada para este domingo. A equipe médica e fisioterapeuta do hospital acompanhou o processo de recuperação de Lula durante o sábado e contou que a cirurgia correu bem e o estado de saúde do presidente era estável. A primeira-dama Janja comemorou a possibilidade de antecipação de alta em suas redes sociais.
A operação realizada pelo presidente aconteceu após uma lesão na cabeça do fêmur que o incomodava há anos. O local está situado na região entre a coxa e o quadril. Esse procedimento possui índices notáveis de satisfação e consiste na substituição da articulação do quadril afetada pela lesão.
Além do procedimento no quadril, o presidente também realizou uma operação simples nas pálpebras, aproveitando-se da anestesia geral da primeira cirurgia. Segundo a equipe médica, no primeiro dia após a cirurgia o presidente já conseguia caminhar pelo quarto e realizar exercícios fisioterapêuticos, como subir e descer escadas.
Durante as próximas semanas, Lula vai precisar caminhar com o auxílio de um andador. O presidente também vai trabalhar apenas do Palácio da Alvorada, para evitar problemas causados pela locomoção. Ele seguirá um cronograma de fisioterapia para cumprir o esquema de recuperação do procedimento.