Uma pesquisa realizada pelo Instituto IBP para analisar os votos do Mato Grosso do Sul nas eleições para a presidência que ocorrerão neste ano, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se aproxima cada vez mais de seu maior concorrente, Jair Bolsonaro (PL), em uma capital onde, até então, a direita reinava.
Segundo os dados, Lula apresenta 34% dos votos, com um crescimento de 2,7%, enquanto Bolsonaro está na frente com 36%, com aumento de 1,2%, uma diferença de apenas 2 pontos na porcentagem. Atrás dos pré-candidatos, aparecem Simone Tebet (MDB), com 4%, e Ciro Gomes (PDT), com 3,20%.
Em relação à ultima eleição, em 2018, entre o atual presidente e Fernando Haddad (PT), o chefe do Executivo já aparecia em disparada, com mais da metade dos votos, 55%, e o concorrente petista aparecia com 23%.
Analisando um possível segundo turno no estado, o estudo ainda mostra uma grande proximidade entre os principais concorrentes, destacando Bolsonaro com 51,25% dos votos, e Lula logo atrás, com 48,75%. Em 2018, a direita se sobressaia com 65,22% contra 34,78% de Haddad no MS.
A pesquisa foi realizada entre os dias 17 e 22 de junho, e apresenta uma margem de erro de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.