O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobrevoou a área atingida pelas fortes chuvas no litoral norte paulista e desembarcou em São Sebastião (SP), nesta segunda-feira (20), para se reunir com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e definir ações emergenciais para socorrer as cidades afetadas.
Segundo o governo do estado, 970 pessoas estão desalojadas até o momento. Em boletim divulgado na manhã desta segunda-feira (20), a gestão estadual informou que o número de óbitos segue em 36, sendo 35 em São Sebastião e um em Ubatuba.
O presidente publicou nas redes sociais um vídeo em que sobrevoa, em um helicóptero do Exército com destino à cidade litorânea, as áreas destruídas pelas tempestades. Ele aparece na gravação ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Sobrevoando a região atingida pelas chuvas na chegada em São Sebastião. Me reúno agora com o governador @tarcisiogdf, o prefeito @prefeitoFA e ministros do nosso governo para trabalharmos juntos no enfrentamento dessa crise.
?: @ricardostuckert pic.twitter.com/xMqPb1RRkY
— Lula (@LulaOficial) February 20, 2023
De acordo com a agenda presidencial, às 12h, o presidente e o governador de SP farão uma reunião no Teatro Municipal de São Sebastião, atual sede do gabinete de gerenciamento das ações de resgate e salvamento no Litoral Norte.
O mandatário ainda irá fazer uma declaração à imprensa e anúncios de ações emergenciais para a população atingida. O município é o mais afetado e se encontra em estado de calamidade pública.
Hoje de manhã, o governo federal reconheceu o estado de calamidade pública em São Sebastião, Guarujá, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba. Segundo o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a gestão federal estrá trabalhando em um plano de reconstrução das áreas.