Lula criticou a atuação política de militares no governo Bolsonaro.
“Se militar quiser fazer política, ele renuncia o cargo, tira a farda e se candidata. Não tem problema”, diz o ex-presidente.
O petista afirmou que o presidente usa as Forças Armadas como se fossem um “objeto particular dele” ou um “brinquedo”.
“Já fui chefe das Forças Armadas, eles sabem como tem que se comportar. Cuidando da nossa soberania, dentro da Constituição”, aponta.
Leia também: Ideia de colocar tanques na rua no dia da votação do voto impresso partiu de Bolsonaro e Braga Netto
Ovacionados por bolsonaristas, tanques vão às ruas em ato golpista do presidente
Ele ainda negou que esteja escrevendo uma carta aos membros da instituição e afirmou que os vê como parte do “povo brasileiro”:
“Não tem conversa especial com Forças Armadas, vou tratá-los com respeito, como temos que tratar todas as instituições. Isso que aconteceu hoje foi uma coisa patética. Se o Bolsonaro queria uma foto com militar era só ter visitado um quartel”.
1 – Não tem carta pra conversar com militares. Se tivesse carta seria para o povo brasileiro e dentro disso estão os militares. Se militar quiser fazer política ele renuncia o cargo, tira a farda e se candidata. Não tem problema.
— Lula (@LulaOficial) August 10, 2021
3 – Não tem conversa especial com Forças Armadas, vou tratá-los com respeito, como temos que tratar todas as instituições. Isso que aconteceu hoje foi uma coisa patética. Se o Bolsonaro queria uma foto com militar era só ter visitado um quartel.
— Lula (@LulaOficial) August 10, 2021