O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará nesta quinta-feira (15), a partir das 10h, no Palácio do Planalto, a terceira reunião com todos os seus 37 ministros desde que assumiu o governo, em janeiro.
O objetivo central do encontro será fazer balanço das ações do governo dos primeiros seis meses de seu terceiro mandato. Além disso, o chefe do Executivo pedirá pressa na execução de programas que aumentem a popularidade da gestão. A informação é do Metrópoles.
Apesar de o país estar registrando bons indicativos econômicos, a popularidade do governo Lula vem sofrendo uma lenta, mas constante, erosão. No último levantamento, divulgado pelo Ipec em (9/6), 37% dos entrevistados avaliaram o governo ótimo ou bom, enquanto a reprovação cresceu para 28%. Já 32% avaliam o governo como regular.
O entorno do mandatário, entretanto, acredita que é possível melhorar a avaliação do governo nas próximas pesquisas, com o aparecimento do efeito de programas lançados e com a aceleração de iniciativas que ainda estão em desenvolvimento.
Na reunião ministerial desta esta quinta, Lula também pretende cobrar pressa dos ministros para iniciativas que aumentem a avaliação de seu terceiro governo, assim como o presidente sinalizou na última terça (13), no lançamento de sua live semanal nas redes sociais.
“E, quinta-feira, vou ter uma reunião com os ministros para cobrar pressa. Não há tempo a perder. Não há tempo para conversa-fiada. Ou seja, nós temos de levantar de manhã trabalhando, parar de trabalhar o mais tarde possível da noite e, no dia seguinte, levantar cedo outra vez”, disse Lula na ocasião.
O presidente petista ainda adiantou a “bronca” que dará nos subordinados: “Eu tenho pressa. E essa pressa eu costumo passar para os meus ministros”.