O presidente Lula se reuniu nesta quarta (20) com o ucraniano Volodymyr Zelensky em Nova York, nos Estados Unidos. O petista diz que eles conversaram sobre a “construção da paz” no conflito do país contra a Ucrânia e disse que é importante que manter um canal de diálogo entre as duas nações.
“Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países”, afirmou Lula.
Hoje me reuni em Nova York com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Tivemos uma boa conversa sobre a importância dos caminhos para construção da paz e de mantermos sempre o diálogo aberto entre nossos países.
? @ricardostuckert pic.twitter.com/GESsasLlVz
— Lula (@LulaOficial) September 20, 2023
Zelensky disse que a reunião foi “importante” e que eles tiveram uma “discussão honesta e construtiva”. “Instruímos as nossas equipas diplomáticas a trabalhar nos próximos passos nas nossas relações bilaterais e nos esforços de paz. O representante brasileiro continuará participando das reuniões da Fórmula da Paz [cúpula proposta pela Ucrânia para acabar com a guerra contra a Rússia]”.
Important meeting with @LulaOficial.
Following our honest and constructive discussion, we instructed our diplomatic teams to work on the next steps in our bilateral relations and peace efforts.
Brazilian representative will continue to take part in the Peace Formula meetings. pic.twitter.com/kC7f6MF0FZ
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) September 20, 2023
O chanceler da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que o encontro foi importante para “quebrar o gelo” entre Lula e Zelensky. Ele afirma que foi uma reunião “calorosa e honesta” e que os mandatários “agora entendem a posição um do outro muito melhor do que antes”.
“É uma obrigação de ambas as nossas equipes trabalharem em etapas futuras pelas relações bilaterais e nos esforços relacionados à paz”, prosseguiu.
Chanceler da Ucrânia diz que encontro entre Lula e Zelensky foi importante para “quebrar o gelo”.
“É uma obrigação de ambas as nossas equipes trabalharem em etapas futuras pelas relações bilaterais e nos esforços relacionados à paz”
(?: @SamPancher) pic.twitter.com/xH6tQqazax
— Metrópoles (@Metropoles) September 20, 2023
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, participou de coletiva de imprensa após o encontro e afirmou que houve um “entendimento mútuo muito bom”. Segundo ele, Zelensky “expôs sua posição” e não houve “desentendimento entre os dois chefes de Estado”.
O chanceler brasileiro diz que Lula e Zelensky “concordaram em continuar com esse diálogo enquanto for possível” e que eles instruíram os representantes do governo a manterem contato.
“Lula reafirmou a posição muito clara e constante do Brasil de que o país condena a invasão territorial e quer, por todas as formas possíveis, promover um diálogo para a paz”, completou.
Segundo a jornalista Natuza Nery, da GloboNews, Zelensky não fez nenhum pedido para fornecimento de armas ao país e respeitou a posição de Lula durante a conversa. O ucraniano reclamou que a imprensa tentou criar uma suposta briga entre eles e pediu para que o petista ligasse para ele caso houvesse algum ruído na relação.
Fontes do governo brasileiro ainda relataram que o encontro foi formal, por se tratar de um assunto diplomático sério, e que Zelensky foi respeitoso com Lula durante toda a reunião.
Apuração da @NatuzaNery: reunião entre Lula e Zelensky foi uma “boa conversa”, e o presidente da Ucrânia foi “bem respeitoso”. “Qualquer existência de ruído entre os dois, um pode passar a mão no telefone e ligar para o outro para esclarecer”, diz Natuza sobre o resultado do… pic.twitter.com/nwDxYv0Scf
— GloboNews (@GloboNews) September 20, 2023