A campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), já consegui 15 vitórias na Justiça parra derrubar fake news contra o candidato petista. Com informações da Folha. As publicações foram retiradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A maioria, compartilhadas nas redes sociais, são de origem bolsonaristas. Entre elas, está a determinação de que fossem apagados tuites do próprio presidente Jair Bolsonaro (PL), associando Lula ao PCC (Primeiro Comando da Capital).
A remoção de uma montagem em que a imagem de Suzane von Richthofen, condenada por matar os pais, é posta ao lado de Lula também foi retirada pelo Tribunal. A publicação de um homem que é falsamente identificado como irmão de Adélio Bispo, autor da facada contra Bolsonaro, foi mais uma mentira derrubada.
No total, a campanha de petista já entrou no TSE com 64 representações eleitorais e pedidos de direito de resposta. A legenda conseguiu sair vitoriosa em 19 das 24 ações que foram julgadas pelo tribunal até esta quinta-feira (8). Dentre essas, 15 contra desinformação, 3 contra propagandas eleitorais de Bolsonaro e a impugnação de uma pesquisa eleitoral.
Vale destacar que a Coligação Brasil da Esperança foi alvo de 23 representações apresentadas pela coligação de Bolsonaro. Nelas, foram apresentados 18 pedidos de liminar, tendo sido apreciadas quatro delas.