A 10 dias do 2° turno das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% dos votos válidos, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), 46%, segundo a pesquisa do Instituto IDEIA, divulgada nesta quinta-feira (20).
Em voto válidos, Lula aparece com 52%, e Bolsonaro tem 48%. Para os votos válidos, são desconsiderados brancos, nulos e as pessoas que dizem que não sabem. É desta forma que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) faz a contagem oficial da eleição.
Como a margem de erro da sondagem é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário é considerado um empate técnico.
As pessoas que não sabem são 2%, brancos e nulos somam outros 2%. Na pergunta espontânea, quando o eleitor precisa dizer o primeiro nome que tem em mente, o petista tem os mesmos 50%, e o atual presidente, 44%.
Para a pesquisa IDEIA, foram realizadas entrevistas com 1.500 eleitores, por telefone, entre os dias 14 e 19 de outubro, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-00053/2022. O nível de confiança é de 95%.