Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, o CEO do AtlasIntel, Andrei Roman disse que o atual presidente Jair Bolsoanro (PL) tem 25% de probabilidade de vencer as eleições em outubro, já o ex-presidente e candidato Lula tem 70%. Dentre todos os levantamentos divulgados, a pesquisa eleitoral do instituto é a que aponta a menor distância entre Lula e Bolsonaro, de 8,7 pontos percentuais.
Criado em 2017, o AtlasInter acertou todos os resultados eleitorais do Brasil e do mundo a partir de 2019, quando começaram a realizar as pesquisas. Atlas foi o instituto que mais acertou os resultados das eleições presidenciais nos Estados Unidos em 2020.
Roman diz que mesmo com as variações positivas ou pequenos crescimentos registrados pelas últimas pesquisas, não existe, neste momento, uma onda de crescimento de Bolsonaro.
Questionado sobre a diferença do candidato petista e Bolsonaro no primeiro turno e quais parâmetros diferentes eles observam nas pesquisas, Roman diz que é pela ponderação de renda e afirma que interação humana afeta o viés da pesquisa.
“São duas questões. A primeira é a ponderação pela renda. Se o Datafolha ponderasse por renda com os mesmos parâmetros que o Atlas faz, com a análise pela PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) – que investiga diversas características socioeconômicas da sociedade-, mais da metade da diferença entre as duas pesquisas desapareceria. A segunda é que a interação humana afeta o viés da pesquisa. Algumas pessoas declaram para humanos opções diferentes das que elas declarariam na frente de um computador, sob o contexto de plena anonimidade.”
O CEO diz que método de pesquisa do Atlas funciona como uma pesquisa telefônica: “Mas em vez de você receber uma ligação telefônica para responder, você vai ver na tela do seu celular ou no computador um convite para responder ao levantamento. Para garantir que a pesquisa seja respondida uma vez só pela mesma pessoa, cada questionário tem um identificador único. Então ele chega com esse identificador para o nosso sistema, que analisa se é um número válido. Existe também uma verificação de IP, usuários que responderam ao levantamento nos últimos 60 dias têm a pesquisa bloqueada. Sobre a amostragem, como existem grupos que são mais receptivos e estão mais na internet do que outros, vamos atrás especificamente dos grupos sub representados”.
De acordo com Roman, o instituto trabalha com a probabilidade de 70% de chance de Lula vencer, 25% de Bolsonaro vencer e 5% de algum cenário alternativo. Se as próximas pesquisas mostrarem Bolsonaro empatando numericamente com Lula no primeiro turno, a chance de Lula ganhar no segundo seria em torno de 60% devido à transferência de votos de Ciro Gomes e Simone Tebet. Mas, se Bolsonaro passar Lula em dois pontos no primeiro turno, a gente consideraria que as chances seriam iguais para cada um dos dois vencer no segundo turno.