O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o pré-candidato favorito na faixa etária de 16 a 24 anos. No começo do ano, artistas e partidos políticos fizeram uma enorme campanha para que jovens tirassem o título de eleitor para votar nas eleições que acontecerão em outubro.
De acordo com os dados do novo relatório do Datafolha, divulgado nesta quinta-feira (26), o petista tem 58% entre esse grupo, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) possui apenas 21%.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) elaborou um recorde no número de de pessoas que procuraram postos para regularização demitir o título de eleitor. Foram, ao total 7,2 milhões de atendimentos nos últimos 30 dias. Em 2018, o número foi de 5,4 milhões e 3 milhões em 2014.
Já a pesquisa estimulada com todos os entrevistados, Lula lidera com folga. Ele tem 48% das intenções de votos, enquanto o atual chefe do executivo federal tem 27% das intenções de votos. O pedetista foi citado por 7%. Os outros não chegaram aos 2%.
Se as eleições fossem hoje, Lula venceria no primeiro turno porque teria 54,5% dos votos válidos. Os votos válidos representam a soma de todos os candidatos e se ignora votos brancos, nulos e indecisos. Para um candidato ser eleito, ele precisa ter 50% mais um voto no primeiro turno. Neste cenário, todos os votos fecharam com 88%, o que dá ao ex-presidente vitória acima da margem de erro (2 pontos para mais ou para menos) do Datafolha.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 26 de maio, entrevistando 2.556 eleitores em 181 cidades de todos os estados do país.