Lula (PT) é o favorito de 58% dos beneficiários do Auxílio Brasil para ocupar o cargo de presidente da República em 2023. Os dados são da nova rodada da pesquisa PoderData, divulgada nesta quinta-feira 4. Jair Bolsonaro (PL) conta com apenas 25% das intenções. A diferença percentual é de 33 pontos, a maior entre os meses de maio e agosto.
Na sequência, para uma terceira via, o ex-governador Ciro Gomes (PDT) conta com 6%, André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) com 2%. Luciano Bivar (União Brasil) e Vera Lúcia (PSTU) com 1%. O restante não teve menções suficientes para pontuar.
Esse foi o último levantamento feito antes dos pagamentos do Auxílio Brasil ampliado de R$400 para R$ 600. Ainda não se sabe se a ampliação do benefício deve surtir efeito nos votos em apoio a reeleição do chefe do Executivo.
Já em relação aos eleitores que não receberam o Auxilio, o petista aparece com 40% dos eleitores e Bolsonaro com 36%, seguidos de Ciro, com 8%.
No primeiro turno, a PoderData mostrou que o quadro segue estável. Lula segue com 43% do eleitorado à frente do atual presidente, que marcou 35% dos eleitores.
A margem de erro dos dados foram de 2 pontos percentuais. O registro da pesquisa no TSE é BR-08398/2022 e foi realizada entre os dias 31 de julho e 2 de agosto de 2022.