Lula pretende apresentar proposta para criação de um “clube da paz” a Joe Biden. O presidente brasileiro se reúne com o americano no Salão Oval da Casa Branca nesta sexta (10) e vai levar a ideia para negociar uma saída para o conflito entre Rússia e Ucrânia. A informação é da Folha de S.Paulo.
O presidente quer incluir no “clube” países como Índia e China. Ele deve levar a mesma proposta a Xi Jinping, presidente chinês, em sua visita a Pequim em março.
O petista pretende reunir um grupo de países que não está diretamente envolvido na guerra para discutir uma perspectiva de longo prazo e uma solução para o conflito. O Brasil reconhece que a Rússia foi o país agressor, mas acredita que a imposição de sanções e o envio de armas não vai ajudar a conquistar a paz entre os países.
A Índia não aderiu às sanções à Rússia e aumentou suas compras de petróleo, carvão e fertilizante na Rússia. A Turquia intermediou o acordo para que a Ucrânia voltasse a exportar grãos.
John Kirby, do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, disse que a guerra da Ucrânia estará na pauta da reunião entre Biden e Lula. O governo americano articula um pacote de armamentos para Kiev de cerca de US$ 1,75 bilhão, enquanto o brasileiro evita a interferência direta no conflito.
Lula já havia anunciado sua ideia do “clube de países” para acabar com o conflito. Em coletiva de imprensa no fim de janeiro, o presidente se dispôs a ajudar na construção de “um grupo com força suficiente que seja respeitado numa mesa de negociação”.