Lula: “Vamos continuar trabalhando para trazer quem queira voltar ao Brasil“

Atualizado em 14 de novembro de 2023 às 0:43
Lula e Janja recepcionando repatriados com bandeira do Brasil
Lula e Janja recepcionando repatriados – Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na noite desta segunda-feira (13) as 32 pessoas resgatadas da Faixa de Gaza, a maioria brasileiros. Desembarcaram às 23h24 na Base Aérea de Brasília, vindos do Egito, após aguardarem autorização para deixar a região da Faixa de Gaza durante mais de um mês de conflito entre Israel e o Hamas.

“A todos os companheiros que estão aqui, antes de dizer algumas palavras, eu mandei chamar o Hasan aqui porque ele mora em São Paulo e, depois de três dias do casamento, ele ficou preso. Eu falei com ele uma vez e disse que eu faria todo o possível para que eles pudessem voltar”, afirmou o presidente.

Lula ouve o comerciante brasileiro Hassan Habee, que estava em Gaza. Ao fundo, Celso Amorim e Flávio Dino. Reprodução

Dos 32 resgatados, 22 são brasileiros (natos ou naturalizados), e 10 são palestinos, incluindo três parentes de primeiro grau de brasileiros e sete portadores do Registro Nacional de Migração (RNM), que devem receber status de refugiados. Eles estavam no Sul da Faixa de Gaza, nas cidades de Khan Younis e Rafah.

Lula também expressou sua intenção de buscar a aprovação de uma segunda lista de repatriados, afirmando: “Nós vamos continuar trabalhando para trazer toda e qualquer pessoa que lá esteja e que queira voltar para o Brasil”.

O ministro de Comunicação Social, Paulo Pimenta, informou que entre os passageiros há duas crianças, com quadro de desnutrição. Ambulâncias já estavam posicionadas na pista antes da chegada do avião, prontas para levá-las ao hospital.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link