O ex-presidente Lula (PT) fará uma viagem ao México na próxima terça (1) para se encontrar com López Obrador, o presidente do país.
Essa é a primeira agenda internacional do ano feita pelo petista, que fez um giro pela Europa em 2021 e foi recebido nos países como chefe de Estado. A viagem acontece após um convite feito por Obrador, que é de centro-esquerda e, em inúmeras situações, apoiou o ex-presidente brasileiro.
A deputada e presidenta nacional do partido, Gleisi Hoffmann, acompanhará o ex-presidente na viagem, além dos ex-ministros Celso Amorim e Aloizio Mercadante, que atualmente é presidente da Fundação Perseu Abramo, e o senador Humberto Costa (PT-PE).
O presidenciável terá encontro com deputados e senadores do México e também terá encontro com lideranças do Morena, partido de Obrador.
Leia mais:
1 – PSD não deve apoiar Lula no 1° turno, diz colunista
2 – Lula critica elite: “Toda vez que há avanço, vem a desgraça de um golpe”
3 – Em conversa com Alckmin, Luciano Huck revela se votará em Lula no 2° turno
Agenda internacional de Lula foi exitosa em 2021
Lula, quando esteve na Europa ano passado, foi elogiado pelo novo chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e aplaudido de pé no Parlamento Europeu. Ele ainda se reuniu com a vice-presidente da casa legislativa e teve uma agenda agitada na França, onde almoçou com a ex-prefeita de Paris, Anne Hidalgo, e encontrou o presidente do país, Emmanuel Macron.
Agora, o presidenciável tenta costurar uma série de alianças internacionais que possam possibilitar uma relação saudável em um futuro governo seu em 2023.