O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta quinta-feira (9) aos Estados Unidos para um encontro com o presidente norte-americano, Joe Biden.
De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores, o encontro entre os mandatários será realizado na sexta-feira (10) na Casa Branca, em Washington. A reunião terá como pauta três temas centrais: meio ambiente, direitos humanos e democracia.
O petista também irá se encontrar com o senador Bernie Sanders, com deputados do partido Democrata e com lideranças sindicais norte-americanas.
Vale destacar que os dois presidentes já se falaram por telefone em duas ocasiões: quando Lula venceu as eleições presidenciais e em 9 de janeiro, um dia após os ataques terroristas promovidos por bolsonaristas nas sedes dos Três Poderes, em Brasília.
Devem integrar a comitiva brasileira os ministros Mauro Vieira (Relações Exteriores), Fernando Haddad (Fazenda), Marina Silva (Meio Ambiente) e Anielle Franco (Igualdade Racial). Lula também estará acompanhado pelo assessor especial Celso Amorim, pelo secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Elias Rosa, e pelo senador Jaques Wagner, líder do governo no Senado.
Este será o terceiro país visitado pelo petista desde que tomou posse, em 1º de janeiro. Lula já foi a Buenos Aires, na Argentina, e a Montevidéu, no Uruguai. O chefe do Executivo deve retornar ao Brasil no início da tarde do sábado (11).