O presidente Lula voltou a cobrar um pedido de desculpas de Javier Milei, mandatário da Argentina, por ataques e diz esperar uma relação “civilizada” com o país. O petista afirma que está “preocupado” com as declarações do chefe da nação vizinha e que exige somente respeito. As declarações foram dadas em entrevista a agências internacionais de notícia.
“Eu não fico escolhendo quem é o presidente da Argentina. Não cabe a mim escolher o presidente da Argentina, não cabe a mim ficar preocupado com o discurso do presidente da Argentina. Ele seja o que ele quiser. Eu só quero que ele tenha respeito pelo Brasil, da mesma forma que o Brasil tem respeito pela Argentina”, afirmou o presidente.
O petista ainda afirma que a relação histórica entre os países não é uma “relação pessoal” ou “questão de amizade”, mas que ela depende do comportamento de Milei. “Não existe isso entre dois chefes de Estado. Então, é isso que eu espero da Argentina, uma relação civilizada, uma relação crescente”, prosseguiu.
Lula relatou que nunca participou de uma conversa com Milei e que a única interação que tiveram foi um cumprimento durante reunião do G7 na Itália, no mês passado. “Ele passou por mim na reunião do G7 e me cumprimentou. Eu estava até de costas. Eu estava conversando com o meu pessoal. Eu vejo que eu não tenho nenhum problema. Não tenho nenhum problema”, contou.
O presidente então voltou a cobrar uma retratação do argentino, cobrando “respeito ao direitos dos outros”. “Eu já falei isso: ele tem que pedir desculpas ao Brasil, senão a relação é complicada. Você pode falar a bobagem que você quiser falar desde que você respeite o direito dos outros. É assim que eu faço política internacional”, completou.
Durante a campanha eleitoral de 2023, Milei chamou Lula de “comunista” e “corrupto”. Recentemente, Lula cobrou um pedido de desculpas, mas a solicitação foi rejeitada pelo argentino, que fez novos ataques e chamou o petista de “grande dinossauro idiota”.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link