Dois meses após fazer uma cirurgia no quadril, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomará sua agenda com compromissos internacionais. Ele viaja nesta segunda-feira (27) para um giro por três países do Oriente Médio e pela Alemanha. Entre eles, está a participação na Conferência do Clima das Nações Unidas (ONU), a COP 28, nos Emirados Árabes.
A primeira etapa da viagem de começa em Riade, capital da Arábia Saudita. Lá, o presidente terá agendas com as realezas locais e empresários interessado em trazer investimentos de fundos dos países do Golfo Pérsico, grandes produtores de petróleo, em obras de infraestrutura do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Em seguida, Lula desembarca em Dubai, Emirados Árabes, para participar na sexta (1º) da 28ª edição da Conferência do Clima, a COP. A agenda do presidente é defender a preservação ambiental e transição energética, além de trazer mais investimentos para o Brasil de tecnologias que sejam amigáveis com o meio-ambiente.
Outro assunto que deverá entrar na pauta de Lula durante a viagem para Dubai é a conclusão das negociações do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia. O presidente terá um encontro com a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, para discutir o tema nos Emirados Árabes.
A última parada do presidente acontecerá em Berlim, na Alemanha. Lula é esperado pelo chanceler Olaf Scholz nos dias 3 e 4 de dezembro para conversarem.
Relembre a cirurgia de Lula
Lula passou por duas intervenções cirúrgicas em 29 de setembro, em Brasília. A cirurgia nas pálpebras e a colocação de uma prótese no quadril, visando tratar a artrose no encaixe com o fêmur direito.
O presidente, com uma agenda intensa de viagens internacionais nos primeiros nove meses do terceiro mandato, agendou a cirurgia no quadril visando uma recuperação oportuna para sua participação na COP 28, em Dubai.