Lutador da família Gracie espalha fake news sobre fuga de ministros do STF no 7 de setembro

Atualizado em 27 de agosto de 2021 às 9:45
Os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes no STF
Os ministros do STF Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes

Renzo Gracie é lutador de MMA. É neto de Carlos Gracie e sobrinho-neto do lendário Hélio Gracie.

Renzo é também um notório espalhador de fake news e deveria ser preso.

Num momento em que os estados tentam conter suas forças policiais no ato golpista de 7 de setembro, joga lenha na fogueira e alimenta a farsa de que os ministros do STF, alvo dos seguidores de Bolsonaro, vão fugir do país.

“Informações checadas e informadas pela CIA AÉREA AZUL /LATAN/ Lufthansa/TAP por funcionários das Cias confirmam que a maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal estarão se ausentando de Brasília na semana do feriado de 7 de Setembro e estarão na Europa com suas famílias”, escreveu o irresponsável em sua página no Twitter, sem apresentar provas.

Você é detetive?

A publicação teve mais de 1,6 mil compartilhamentos e passou de 5 mil curtidas.

– Tu é detetive? ironizou uma internauta.

Outros demonstram que confiam na informação apesar de não existir provas.

– Eles adoram Portugal. Gastam muito do nosso dinheiro por lá, escreveu outra internauta.

Sergio Reis se deu mal

Na semana passada, a Polícia Civil do Distrito Federal abriu inquérito para apurar suposta associação para cometimento de crimes em manifestações previstas para setembro.

A apuração, que está com o Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Decor), teve início após a circulação de vídeos e de áudios de pessoas, dentre eles o cantor e ex-deputado federal Sergio Reis, manifestando-se no sentido de cometer os crimes de ameaça, dano e atentado contra a segurança de meio de transporte.

O cantor divulgou vídeo afirmando que caminhoneiros e agricultores estavam organizando um movimento “para salvar o país”, entre os dias 4 e 6 de setembro, mas não no dia 7, para não atrapalhar o desfile tradicional do presidente na data, em Brasília.

“Depois ficamos acampados. (…). Eles vão se assustar com o movimento, mas a gente é da paz. Estamos nos preparando judicialmente para fazer uma coisa séria, para que o Exército tome uma posição, o governo tome uma posição”, afirmou.

Sergio Reis teve de pedir desculpas e viu artistas cancelarem participação no seu disco.

Renzo Gracie é tão irresponsável quanto o sertanejo e igualmente merece punição exemplar.