Macron defende “trégua humanitária” em Gaza: “Luta contra terrorismo não justifica sacrifício de civis”

Atualizado em 3 de novembro de 2023 às 22:16
Macron

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta sexta-feira, 3, a realização de uma “conferência humanitária” no dia 9 de novembro em Paris, afirmando que “a luta contra o terrorismo não justifica o sacrifício de civis”.

Em viagem à Bretanha, ele explicou que esta conferência humanitária decorrerá no âmbito do Fórum da Paz de Paris. “Apelamos a esta trégua humanitária porque a luta contra o terrorismo não justifica o sacrifício de civis ”, acrescentou Macron enquanto a guerra entre Israel e o Hamas continua.

Trinta e quatro franceses acompanhados por membros de suas famílias deixaram Gaza com destino ao Egito através da passagem de fronteira de Rafah, anunciou a ministra das Relações Exteriores da França, Catherine Colonna.

“Hoje, conseguimos ter 34 franceses com as suas famílias que conseguiram passar”, disse à imprensa francesa em Abuja, a capital nigeriana. “Se contar os franceses, os nossos agentes do Instituto Cultural e as suas famílias, que representam cerca de 170 pessoas, apenas uma parte conseguiu passar”, esclareceu.