Macron nomeia político conservador como novo premiê na França; saiba quem é

Atualizado em 5 de setembro de 2024 às 11:37
Emmanuel Macron e Michel Barnier. Foto: reprodução

O presidente francês Emmanuel Macron anunciou nesta quinta-feira (5) a nomeação de Michel Barnier, um conservador, como o novo primeiro-ministro da França, conforme informações do G1.

A nomeação ocorre após meses de impasse político, com a ascensão da extrema-direita e uma vitória inesperada da esquerda. Além disso, a decisão marca uma estratégia de Macron para contornar ambos os lados, mantendo sua influência no governo.

Vale destacar que, em junho, Macron enfrentou uma grande derrota política, com seu partido ficando em terceiro lugar nas eleições para o Parlamento Europeu.

A nomeação de Barnier, que é de centro-direita e aliado de Macron, permite ao presidente manter o controle político, mesmo com a necessidade de governar com um premiê que não necessariamente precisa ser um aliado político direto, dado que os cargos são eleitos separadamente.

Macron nomeia conservador Michel Barnier, de 73 anos, como novo primeiro-ministro da França - Gazeta Brasil
Michel Barnier. Foto: reprodução

Barnier, com 73 anos, será o primeiro-ministro mais velho da história da França. Ele possui uma longa trajetória política, incluindo quatro mandatos como ministro e uma candidatura presidencial. Ele substituirá Gabriel Attal, que foi o premiê mais jovem do país.

Em junho, a França passou por eleições antecipadas para a escolha de um novo primeiro-ministro, convocadas por Macron. Um bloco de partidos de esquerda saiu vencedor, mas não obteve a maioria necessária para formar um governo estável. As negociações para formar uma maioria foram paralisadas devido às Olimpíadas de Paris.