Maior participação popular no século 21 deu vitória a Boric no Chile. Por Jeferson Miola

Atualizado em 19 de dezembro de 2021 às 21:54
Gabriel Boric, novo presidente do Chile
Em Valparaíso, Gabriel Boric, candidato da aliança de esquerda, fala no comício de encerramento de sua campanha em 18 de novembro. — Foto: Martin Bernetti/AFP

Gabriel Boric é o novo presidente do Chile. Ele venceu as eleições neste domingo (19). Com isso, o candidato de esquerda assume o poder após ter derrotado seu adversário, Kast. O concorrente, da extrema-direita, reconheceu a derrota nas redes sociais.

O nome daquele que sucederá ao conservador Sebastián Piñera deve ser conhecido em torno de três horas depois do fechamento das seções eleitorais, que fecharam às 18h locais (também 18h pelo horário de Brasília).

Lula parabeniza Boric por vitória no Chile

O ex-presidente Lula foi às redes sociais para parabenizar o presidente eleito do Chile, Gabriel Boric, membro de uma coalizão de esquerda que governará o país andino a partir de março de 2022.

“Parabenizo o companheiro @gabrielboric por sua eleição para Presidente do Chile. Fico feliz por mais uma vitória de um candidato democrata e progressista na nossa América Latina, para a construção de um futuro melhor para todos”, escreveu Lula.

Leia também:

1- VÍDEO: Lula bate papo com Kassab em jantar do Prerrogativas

2- AO VIVO: Lula discursa no jantar do Prerrô

3- Lula e Alckmin se encontram em jantar em São Paulo

Dilma também parabeniza Boric

A ex-presidenta Dilma usou as redes sociais para parabenizar Gabriel Boric pela vitória no Chile. Ela fez questão de cumprimentar o colega de esquerda por ter vencido o oponente, Kast. “A vitória consagradora de Gabriel Boric reescreve a história do Chile e é um alento aos povos da América Latina que lutam contra o autoritarismo. Este jovem esquerdista de 35 anos vence o candidato da direita e joga no lixo a herança maldita de Pinochet. #VivaChile”, escreveu a petista em seu perfil no Twitter comemorando o resultado das urnas.

Maior participação popular no século 21

Boric venceu com a força da ânsia incontível do povo chileno por mudanças.

Boric venceu na eleição que teve a maior participação popular do século 21.

“Sigan ustedes sabiendo que, mucho más temprano que tarde, se abrirán las grandes alamedas por donde pase el hombre libre para construir una sociedad mejor” – Salvador Allende, 11 de setembro de 1973.

Participaçao eleitoral

(Texto originalmente publicado no BLOG do Jeferson Miola)

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link