Levantamento do Datafolha, divulgado neste sábado (04), mostra que a maioria dos brasileiros possui maior identificação com o ideal de esquerda. Os dados mostram que o campo está com números muito superiores aos do pensamento de direito, na maior diferença histórica da pesquisa, iniciada em 2013.
Segundo os dados apresentados, com base em questões feitas pelo Datafolha em temas que apontam para visões de mundo diferentes – drogas, armas, criminalidade, migração, homossexualidade e impostos – mostram que 49% dos entrevistados têm a visão voltada para o campo de esquerda, enquanto 34% são mais adeptos da direita e outros 17% estão ligados ao centro.
O desempenho da esquerda é o melhor da série histórica feito pela Datafolha e mostra a recuperação do campo progressista na sociedade, no que diz respeito à visão de mundo. Para se ter uma ideia, em 2017, direita e esquerda estavam empatados na mesma pesquisa feita pelo Datafolha, com 40% para a direita e 41% para a esquerda. Em cinco anos, uma caiu 7 pontos enquanto a outra cresceu oito.
Os dados do Datafolha mostram que as respostas de visão de mundo que aproximam a sociedade de uma visão esquerdista é aproximada ao desempenho do pré-candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo mesmo instituto. Levantamento divulgado na semana passada mostraram que o petista aparece com 48% das intenções de voto, praticamente mesmo desempenho do resultado atual sobre a visão de mundo.