Sete a cada dez paulistanos culpam a Enel pelos apagões que atingem São Paulo e a região metropolitana do estado após temporais. Segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta (25), 66% dizem que a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) também é responsável pela crise.
Para 71% dos paulistanos o contrato com a distribuidora de energia deveria ser cancelado e 73% avaliam que a cidade não está preparada para eventos climáticos com ventos fortes e tempestades. Ricardo Nunes (MDB), prefeito da capital, é visto por 51% como muito responsável pela crise.
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), é apontado como muito responsável por 49%, enquanto o presidente Lula é avaliado da mesma forma por 46%.
Dos que declaram voto no emedebista no segundo turno, 53% citam responsabilidade do governo federal, 42% o governo estadual e 38% a prefeitura. Eleitores de Guilherme Boulos (PSOL), deputado federal e candidato, apontam a administração municipal como principal culpada.
Cerca de 3,1 milhões de consumidores ficaram sem energia na capital e na Grande São Paulo após o temporal do último dia 11. Nesta quinta (24), fortes chuvas também deixaram 68 mil imóveis no escuro. Os serviços da Enel são vistos como péssimos para 70% dos paulistanos.
A pesquisa foi feita entre os dias 23 e 24 de outubro com 1.204 pessoas de 16 ano ou mais na capital paulista. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line