O governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) é desaprovado por 59% da população, como aponta a pesquisa Ipespe contratada pela XP Investimentos e divulgada nesta segunda-feira (25). Apenas 36% dos entrevistados responderam que aprovam o atual governo, e 5% não sabem ou não responderam.
Quando questionados sobre a opinião em relação ao atual governo, cerca de 49% das pessoas responderam como “ruim ou péssimo”, 32% o avaliaram como ”bom ou ótimo”, e 18% consideram ”regular”. Somente 1% alega não saber ou prefere não opinar.
O levantamento foi realizado pelo instituto entre os dias 20 e 22 de julho, entrando em contato com 2.000 indivíduos por telefone. O nível de confiança é de 95,5%. A pesquisa está registrada no TSE no número BR-08220/2022.
Um dos motivos para o índice de rejeição do presidente é relacionado à aprovação da PEC dos Auxílios, no dia 14 de julho, que determinou uma série de medidas consideradas populares, como o aumento no valor do Auxílio Brasil e do Auxílio Gás, válidos até o final deste ano.
Ela também estabelece um novo teto no valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de 17%, visando diminuir o preço dos combustíveis. Contudo, esses benefícios inclusos na lei só começarão a ser pagos em agosto.
Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link