O major José Eduardo Natale de Paula, que aparece dando água a manifestantes golpistas que invadiram o Palácio do Planalto em 8 de janeiro, atuava como coordenador de segurança de instalações dos palácios presidenciais e estava trabalhando no Palácio do Planalto no dia do ataque.
Natale foi nomeado para o cargo no GSI no início de 2021, pelo General Augusto Heleno.
?ATENÇÃO: Câmeras do palácio do planalto mostram o ministro-chefe do GSI, Gonçalves Dias, do governo Lula, orientando os terroristas na invasão do 8 de janeiro em Brasília.
As imagens também registraram militares do GSI oferecendo água aos invasores.
pic.twitter.com/mzhFUutRto— CHOQUEI (@choquei) April 19, 2023
De acordo com declaração do militar concedida à CNN Brasil, sua atuação no episódio visava “conter danos”.
“Foi para fazer a contenção de danos, para impedir que as pessoas entrassem no gabinete do presidente, que seria a última linha”, diz ele, ao explicar não ter realizado de nenhuma prisão, apesar das diversas condutas criminosas que presenciou.
Abaixo, a página do Diário Oficial da União que mostra sua nomeação pelo ex-chefe do GSI:
Companheiro de viagens
O Major era um dos integrantes do GSI que acompanhavam Jair Bolsonaro em suas viagens. Em 2022, realizou 15, entre nacionais e internacionais. Algumas delas, como a realizada engtre julho e agosto, a Juiz de Fora e Foz do Iguaçu, eram agendas nas quais o ex-presidente já estava na campanha por sua reeleição.
Natale também era frequentemente escalado para integrar a equipe de Hamilton Mourão, na época vice-presidente. Em novembro, por exemplo, ele acompanhou o atual senador pelo estado do Rio Grande do Sul a Portugal, em um encontro com o primeiro-ministro Antonio Costa.