José Múcio Monteiro afirmou que os atos golpistas promovidos por bolsonaristas são “manifestação da democracia”. Segundo o ministro da Defesa, ele tem amigos e parentes participando dos atos. A declaração ocorreu em conversa com jornalistas após a cerimônia de posse nesta segunda (2).
“Eu falo com autoridade porque tenho parentes lá. No de Recife, tenho alguns amigos aqui. É uma manifestação da democracia. A gente tem que entender que nem todos os adversários são inimigos, a gente tem até inimigos correligionários. Eu acho que daqui um pouquinho aquilo vai se esvair e chegar a um lugar que todos nós queremos”, afirmou Múcio.
Questionado sobre como solucionaria o problema dos acampamentos bolsonaristas, ele afirmou que eles vão “se esvair” após o fim do mandato de Jair Bolsonaro e o pronunciamento de Hamilton Mourão. Ele ainda diz que o caso do terrorista George Washington, preso por planejar atentado em Brasília, é uma exceção.
“A gente precisa ter cuidado para, em nome dele, condenar os que foram pacíficos. Esses casos são isolados. Aquele que estava planejando um atentado no aeroporto vai sofrer processo e responsabilizado pelo dano que fez”, avalia.