A WBL Gráfica Editora, principal fornecedora da campanha de Pablo Marçal (PRTB), é de propriedade de Willington Bekmer Martins de Souza, empresário condenado a 9 anos e um mês de prisão por fraude em licitações em São Paulo. De acordo com a prestação de contas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha de Marçal pagou R$ 231 mil à empresa.
Além da campanha de Marçal, a gráfica também prestou serviços ao diretório municipal do PSDB, partido do candidato José Luiz Datena, recebendo R$ 181 mil pela prestação de serviços, conforme informações do colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.
Bekmer foi condenado pela Justiça de São Paulo em fevereiro de 2020, com pena inicial de nove anos e um mês de prisão em regime semiaberto. Após apelação, a pena foi reduzida, e o empresário recorreu novamente, buscando mudar para o regime aberto e obter penas alternativas.
O Ministério Público, no entanto, se posicionou contra o novo recurso em julho de 2020, e o processo continua em andamento no Foro de Ferraz de Vasconcelos. A defesa de Bekmer foi intimada a apresentar as alegações finais até o final de setembro.
Segundo as investigações, a gráfica de Bekmer participou de fraudes em licitações conduzidas por Acir Filló, ex-prefeito de Ferraz de Vasconcelos, entre 2013 e 2016. A Justiça concluiu que a empresa simulava participação nas licitações, cobrava preços inflacionados e não entregava os produtos contratados, com os pagamentos sendo autorizados pelo ex-prefeito.
WBL Gráfica movimenta milhões em campanhas eleitorais
Mesmo envolvida em escândalos, a WBL Gráfica continua a faturar alto em campanhas eleitorais. Em 2024, a empresa já acumulou R$ 5,4 milhões em contratos com campanhas municipais em todo o país. Conforme os dados do TSE, a WBL se destaca como a 17ª maior fornecedora das eleições deste ano, sendo contratada por 691 campanhas e diretórios partidários.
A campanha de Pablo Marçal efetuou quatro pagamentos à WBL em 16 de agosto, totalizando R$ 231 mil, sendo R$ 140 mil em uma única transferência e três pagamentos de R$ 21,7 mil. O montante representa 12% dos R$ 1,9 milhão já investidos pela campanha até agora.
Além de Marçal e do PSDB, mais de 698 candidatos ou diretórios de diferentes partidos contrataram a WBL Gráfica. A maioria desses contratos envolveu valores entre R$ 49 e R$ 10 mil, resultando em uma média de R$ 7,8 mil por contratação.