Marçal fez o dobro de ataques de outros candidatos em debates, diz levantamento

Atualizado em 4 de outubro de 2024 às 17:00
O ex-coach e candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) em debate da Band. Foto: Reprodução

O ex-coach Pablo Marçal (PRTB) é o candidato à Prefeitura de São Paulo com os discursos mais agressivos durante debates. Segundo análise feita pelo jornal O Globo por meio de inteligência artificial, quatro a cada dez falas dele nos eventos foram comentários depreciativos contra concorrentes, o dobro do registrado por adversários.

José Luiz Datena (PSDB), autor da cadeirada no ex-coach, aparece em segundo lugar, com 17% de suas falas sendo ataques a adversários. Ricardo Nunes (MDB), aparece como o candidato que mais falou sobre o que considera realizações próprias, enquanto Guilherme Boulos (PSOL) focou em criticar o prefeito.

O psolista criticou, por exemplo, a quantidade de obras entregues por Nunes e a qualidade desses projetos, além de detonar a segurança pública na capital paulista.

Tabata Amaral (PSB) aparece como a candidata que mais expôs propostas de campanha, como projetos para alfabetização de crianças, e passou a ser mais crítica com Boulos nos últimos debates. Marina Helena (Novo) foi quem mais falou sobre propostas depois da deputada federal em números absolutos.

Pablo Marçal (PRTB), Tabata Amaral (PSB), Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL) e José Luiz Datena (PSDB) no debate da TV Globo desta quinta (3). Foto: Reprodução

O levantamento ainda mostra que os temas mais discutidos nos eventos foram saúde e educação, com debates sobre a fila para exames na rede pública da capital, a quantidade de unidades hospitalares e a expansão de escolas em tempo integral.

O tema segurança também foi bastante presente nos eventos, sendo “crime” a 13ª palavra mais repetida e “segurança” a 18ª. Menções ao PCC (Primeiro Comando da Capital) foram repetidas em 77 ocasiões, uma média de oito vezes a cada embate.

O levantamento do jornal O Globo analisou 18 horas de transmissão e um total de 136 mil palavras (o equivalente a um livro de 544 páginas). As falas foram separadas nas categorias “proposta”, “realização”, “dados”, “crítica”, “ataque pessoal” e “agradecimento”, e catalogadas por uma ferramenta de inteligência artificial que usa modelos de linguagem para compreender as declarações.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line