O atleta Alison dos Santos, mais conhecido como Piu, que é campeão mundial e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio, revelou em suas redes sociais ter sido alvo de uma abordagem policial na Avenida Ibirapuera, na zona sul de São Paulo.
Piu, considerado o terceiro melhor atleta do mundo nos 400 m, estava dirigindo seu carro, com os vidros abaixados, pela capital paulista, quando foi abordado pelos agentes, que estavam armados, e ordenaram que o atleta descesse imediatamente do veículo. O esportista e seu carro foram minuciosamente revistados e os policiais fizeram diversas perguntas.
“Chuta quem acabou de levar um enquadro no meio da Avenida Ibirapuera”, escreveu Piu, em seu perfil do Twitter, no final da tarde desta quinta-feira (12).
Chuta quem acabou de levar um enquadro no meio da avenida ibirapuera ??
— Piu com U (@PiuzeR) January 12, 2023
“Foi tipo assim. Estava de boa ali no carro, com os dois vidros da frente abaixados, não estava correndo nem nada. Estava lá suave. Aí me pararam armados já: ‘Mão na cabeça, mão na cabeça’. Falei: ‘Suave'”, lembrou Piu, sobre o momento que foi abordado pelos policias armados.
“Coloquei a mão na cabeça e ‘tal’. Pediram para abrir as pernas, se eu tinha passagem pela polícia. Falei: ‘Não’. Perguntaram de novo e eu: ‘Não’. Várias perguntas nesse sentido. Só estavam esperando eu falar que tinha alguma coisa”, relatou o atleta.
“Continuaram perguntando, revistaram meu carro de cima abaixo, caçaram procurando tudo”, destacou Piu. Além disso, o atleta ainda contou que, durante a abordagem, alguns fãs reconheceram e interagiram com o atleta, mas os policiais dando prosseguimento na ação.
Segundo o relato do atleta, os policiais insistiram severamente em saber se Alison tinha passagem policial, se tinha algo errado. Mesmo o atleta negando repetidas vezes e com o público reconhecendo o medalhista, a revista prosseguiu com uma forte abordagem.
Segundo o Estadão, que tentou contato com o atleta, a assessoria de Alison não quis entrar em mais detalhes para não “aumentar” a situação. A Polícia Militar de São Paulo ainda não se posicionou sobre o caso.
O velocista, atualmente, é um dos maiores destaques do atletismo brasileiro atualmente. O atleta já conquistou a medalha de bronze na prova dos 400m com barreiras em Tóquio e venceu o campeonato mundial, realizado em 2022 em Oregon, nos EUA.
Além disso, o atleta do Clube Pinheiros, também faz parte do Programa de Alto Rendimento das Forças Armadas, na Marinha. Apesar de não ser oficial de carreira, o esportiva passa por treinamentos militares e é 3º Sargento.