Publicado no Awebic
POR GABRIEL PIETRO
Cumprindo uma promessa que fez ao pequeno Pedro, de 8 anos, o neurocirurgião Caio Nuto teve a cabeça raspada pelo menino e uma outra criança internada no Hospital do Mandaqui, em São Paulo (SP).
Caio acompanha Pedro desde o ano passado, quando ele foi diagnosticado com um tumor benigno na cabeça. Infelizmente, a massa de células se comporta como um tumor maligno devido ao seu alto grau de proliferação.
“A gente tira e ele cresce. Ele já passou por 11 cirurgias desde 2019. Na última, eu disse que ia ter que cortar o cabelo dele de novo e se ele quisesse eu cortaria o meu também“, disse o neurocirurgião de 28 anos.
Ao término da cirurgia, Caio disse ao menino: “se você ficar bem, eu vou cortar o meu cabelo”.
Dito e feito. Na sexta-feira passada (9), Pedro cobrou e o médico cumpriu a promessa. Ele compartilhou o vídeo em que o menino de 8 anos e Nicollas, de 5, raspam sua cabeça e depois pintam uma cicatriz em seu couro cabeludo para o neurocirurgião ficar “parecido” com os pacientes.
A filmagem viralizou rapidamente nas redes sociais, emocionando milhares de internautas, que exaltaram a empatia e solidariedade de Caio.
Queria alegrar as crianças
O médico conta que sua intenção era “fazer a alegria” de Pedro e Nicollas, que passariam o Dia das Crianças internados.
Enquanto Pedro se recupera da cirurgia de remoção do tumor, o pequeno Nicollas aguarda alta após corrigir um afundamento craniano grave provocado por um trauma.
“Fui lá no centro cirúrgico, peguei a maquininha de cortar cabelos e fizemos. Foi espontâneo”, disse o médico residente.
https://www.instagram.com/p/CGIwxrvhLGC/?utm_source=ig_embed
Cicatriz de tinta
Após rasparem completamente a cabeça de Caio, os meninos decidiram ‘pintar uma cicatriz’ em sua cabeça, para que o neurocirurgião pudesse ficar igual à eles.
No vídeo compartilhado no Instagram, eles brincam sobre o quão bem feita ficou a cicatriz. “Caramba Pedrão, ‘tu fez’ a cicatriz melhor que neurocirurgião. Mostra aí a tua. Vira. Tamo igual agora, ó!“
Ao que o menino responde: “Eu acho que nos dois ‘tá ferrado’”. E eles caem na gargalhada!
Sobre o humor de Pedro nas últimas semanas, após tantas idas e vindas, Caio foi só elogios, dizendo que o menino é antes de mais nada, muito doce. “Ele leva tudo de forma muito suave, muito tranquila”, afirmou.
Confira o vídeo:
https://www.instagram.com/tv/CGQf7rRg2PS/?utm_source=ig_embed
Médico residente
A idade de Caio – 28 anos – atesta que ele é neurocirurgião há pouco tempo, mas com ampla experiência clínica.
Atualmente, o profissional trabalha no Hospital do Mandaqui, na Zona Norte da capital paulista, local onde gravou o vídeo. Ele pensa em se especializar em neuropediatria em 2021. Faz todo sentido, não é?
A família de Caio está a 2.760 km dele, em João Pessoa (PB). Ele mora sozinho.
Sobre a repercussão da história, o neurocirurgião foi enfático em dizer que não fez isso ‘para aparecer’. Adepto de notícias e mensagens positivas, ele se disse muito feliz com as mensagens positivas que têm recebido. Por mais profissionais como Caio nos hospitais brasileiros!
Mais boas notícias: Pedro recebeu alta nesta quarta-feira (14).
Fonte: SNB