Médicos recomendam home office e uso de máscaras devido à poluição no ar

Atualizado em 12 de setembro de 2024 às 23:37
Poluição na cidade de São Paulo deixa o ar carregado. Foto: Danilo Verpa/Folhapress

Médicos apontam que a poluição do ar deveria ser motivo suficiente para manter as pessoas em casa. Segundo o pneumologista Frederico Fernandes, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT), as empresas deveriam adotar o home office. Com informações do Viva Bem, do UOL.

De acordo com a IQAir, empresa suíça de monitoramento de poluição, São Paulo registrou a pior qualidade do ar no mundo. A exposição à fumaça tóxica pode causar danos à saúde, como desconforto respiratório e problemas cardíacos.

Segundo o médico, o home office traz um duplo benefício: além de evitar a exposição aos poluentes, também ajudaria a reduzir o uso dos automóveis, diminuindo a emissão de gases poluentes.

Alberto Cukier, pneumologista do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, concorda com a recomendação. Para o médico, é uma alternativa para minimizar a poluição gerada pelos deslocamentos.

“Utilizar transporte público, quando possível, também pode ser uma boa opção para diminuir a emissão de gases poluentes e partículas no ar”, sugeriu Cukier.

Máscaras PFF2: juntamente com a N95, recomendáveis para o enfrentamento da poluição. Reprodução BBC

A pneumologista do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Elie Fiss, sugere o uso de máscaras de alta proteção, como a PFF2 e N95. Além disso, Fiss recomenda fechar “frestas para que essa poluição não entre com partículas muito grandes”.

“Tenho recomendado o uso de máscaras principalmente para quem tem doenças respiratórias crônicas e sabe que vai sair em áreas em que a poluição está muito elevada”, disse a profissional.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️ Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
? Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line